segunda-feira, 19 de outubro de 2015

DICAS ÚTEIS PARA O DIA A DIA


 ADORO VASCULHAR A NET ATRÁS DE ALGO, DICAS INTERESSANTES  QUE NOS AJUDE DENTRO DE CASA,AFINAL TODOS NÓS TEMOS AQUELAS DICA QUE A VOVÓ ENSINOU E QUE AJUDA E MUITO A RESOLVER SITUAÇÕES QUE AS VEZES FICAMOS SEM SAÍDA, E ESSAS DICAS SÃO FÁCEIS, BARATAS E QUE RESOLVEM PEQUENOS PROBLEMAS DA VIDA DOMÉSTICA. 

           VÃO ALÉM DA COZINHA

Afiar a tesoura, esconder goteiras e apertar parafusos frouxos. Se você até hoje só usou o papel-alumínio para tampar travessas de alimentos, esta lista vai mudar sua vida.



VÃO ALÉM DA COZINHA
Afiar a tesoura, esconder goteiras e apertar parafusos frouxos. Se você até hoje só usou o papel-alumínio para tampar travessas de alimentos, esta lista vai mudar sua vida

1. Afiar tesouras
Sabe aquela tesoura cega e velhinha, perdida no fundo da gaveta? Para renová-la, amasse e dobre o papel-alumínio – até deixá-lo mais espesso – e faça vários cortes. Repita o processo por cerca de 15 vezes e você terá uma tesoura nova. Quer dizer, quase nova. Ok, melhorzinha do que antes.

2. Passar a roupa com facilidade
Para passar a frente e o verso da roupa ao mesmo tempo, envolva a tábua de passar com papel-alumínio, mantendo o lado brilhante voltado para cima. Depois, cubra a folha com um pano fino e passe a peça de roupa normalmente. O calor refletido pelo papel vai alisar o lado oposto ao que está sendo passado. Parece mágica, mas é ciência!

3. Limpar panelas sujas
Está faltando palha de aço na sua despensa? O papel-alumínio é bem capaz de substituí-lo. Basta fazer uma bolinha com algumas folhas e, com auxílio de uma esponja e detergente líquido, esfregar na panela suja. O mesmo processo vale para a higienização de grelhas recém-usadas.

4. Eliminar o mau cheiro da geladeira
Para evitar que os restos de alimentos que vão para a geladeira exalem um odor desagradável, embale-os com uma camada de filme plástico e, em seguida, envolva-os com o papel-alumínio.  O procedimento livrará a geladeira do cheiro ruim, assim como preservará a umidade natural da comida.

5. Apertar porcas e parafusos
Alguns parafusos de móveis ou paredes estão ficando frouxos e você não tem a fita veda-rosca em casa?  Use um pedaço de papel-alumínio para enrolar a base e garantir pressão suficiente para que ele se mantenha firme.

6. Trocar os móveis de lugar
Colocando alguns pequenos pedaços de papel-alumínio nos pés dos móveis, é possível arrastá-los com maior facilidade de um local a outro. A medida não risca o piso e ainda faz a peça deslizar melhor.

7. Lustrar peças de metal
Alguns objetos de metal ficaram escurecidos ou enferrujados? Para limpá-los, cubra uma tigela com papel-alumínio, adicione água fria e duas colheres de chá de sal. Deixe as peças de molho por cinco minutos. Depois, lave-as normalmente com água e sabão neutro. Tcharammm!

8. Fazer as esponjas de aço durarem mais
Se você não quer dispensar uma esponja de aço inteira após um uso rápido,  a dica é envolvê-la no papel-alumínio e conservá-la no freezer até o próximo uso.

COM VINAGRE

Ele não é útil apenas na culinária. O vinagre é um verdadeiro aliado da manutenção da casa e pode ser usado para diversos fins, substituindo até produtos químicos


1 Suavizar mau cheiro de carpetes e tapetes
Para uma limpeza a seco, espalhe bicarbonato de sódio sobre a superfície e, então, passe o aspirador de pó. Se quiser eliminar odores de forma mais profunda, aposte na mistura de vinagre branco e água. Para cada litro de água, coloque três colheres de sopa de vinagre. Aplique com esponja ou pano de limpeza, esfregando suavemente. Depois, use um pano seco para eliminar o excesso. Não seque ao sol.

2 Eliminar ácaros de colchões e travesseiros
Ácaros podem ser reduzidos, mas nunca totalmente eliminados. Prepare uma solução caseira acaricida: três litros de água e 200 ml de vinagre branco. Aplique-a no colchão com esponja, cuidando para não encharcar. Travesseiros podem ser higienizados da mesma forma — lembre-se: eles precisam ser trocados a cada dois anos. Depois da limpeza, as peças devem ser mantidas em local bem ventilado até secarem por inteiro.

3 Limpar o rejunte mofado do banheiro
Misture bicarbonato de sódio e água quente e esfregue o rejunte com escovão. Para suavizar as manchas de pias e bacias, aplique uma pasta de bicarbonato e vinagre branco e deixe agir por algumas horas.

4 Como desencardir peças brancas sem utilizar produtos industrializados
O vinagre branco e o bicarbonato de sódio são bons alvejantes e também funcionam para desencardir roupas. Em um balde com cinco litros de água, coloque um copo de vinagre e deixe a peça de molho por uma hora. Lave normalmente com sabão em pó de qualidade. Outra opção é colocar a peça de molho em água fria, sabão e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio. Depois, realize a lavagem normal.

5 Retirar o cheiro impregnado nos potes de plástico
Um erro comum é o uso da água sanitária na limpeza de plásticos. O produto pode ser absorvido pelo plástico e penetrar nos alimentos. Para prevenir o mau cheiro nesses utensílios, basta lavá-los com água e detergente, secá-los e guardá-los destampados. Para recuperar peças que estejam com odor, coloque de molho em água morna e vinagre por 15 minutos. Em casos de maus cheiros persistentes, use vinagre puro.

6 Tirar etiquetas de produtos novos
Quando a superfície é porcelana, vidro, metal ou plástico, basta despejar água quente para que a cola derreta e o papel se solte. Para outros materiais, tente detergente ou vinagre. Óleo de cozinha também amolece a etiqueta!

7 Eliminar a umidade de armários e gavetas
Ao notar mofo nos armários, remova a camada de fungo com um pano ou esponja umedecida em vinagre branco. Se houver manchas, esfregue levemente. Espere secar e reponha as roupas. Caso o surgimento do mofo seja recorrente, posicione potinhos com bicarbonato de sódio nas extremidades dos nichos e gavetas. Outra solução são os sachês de sílica granulada, à venda em lojas de produtos de limpeza. O efeito é o mesmo do bicarbonato.

8 Higienizar a máquina de lavar roupa
Programe um ciclo completo com a água no nível máximo. Acrescente 200 ml de vinagre branco ou água sanitária.

O LIMÃO EM CASA

Se a vida te der limões, não os use apenas na limonada. Da casca ao bagaço, a fruta pode ser utilizada na limpeza do banheiro, na conservação do açúcar e até para evitar o escurecimento de panelas. Veja algumas maneiras de aproveitá-la ao máximo.


1 Tirar odor
Coloque os bagaços do limão na água para a limpeza de panelas e recipientes usados para cozinhar peixe. A mistura acabará com o odor desagradável.

2 Limpeza das mãos
Se, após um período mexendo com frutas na cozinha, suas mãos ficarem manchadas por conta dos corantes naturais, a mistura de limão com vinagre é infalível para fazer com que a pele volte ao normal. Mas atenção: lave muito bem as mãos com sabonete depois, já que, sob o sol, o limão pode causar sérias queimaduras na pele.

3 Clarear banheiras e pias
Sabe aquela louça amarelada que não fica branca de jeito nenhum? O limão pode te ajudar. Esfregue a fruta na área manchada de banheiras e pias e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só esfregar com sabão e enxaguar bem para que as peças retornem à cor natural.

4 Fazer um arroz perfeito
Para quem gosta de arroz bem soltinho, uma alternativa é colocar um pouco de água fria com gotas de limão na panela quando a primeira água do cozimento estiver secando. Outra dica útil para o preparo de arroz é usar a fruta, misturada com sal, para lavar os grãos antes de levá-los ao fogão.

5 Tirar sal do feijão
Errou a mão na hora de fazer o feijão e deixou-o muito salgado? Pingue algumas gotas de limão na panela e deixe ferver bastante, e o excesso de sal será absorvido.
7 Reaproveitar o óleo do peixe
O óleo usado para a fritura do peixe pode ser reutilizado! É só esperar que ele esfrie, picar pedacinhos de limão e colocá-los na panela, deixando que o óleo aqueça novamente. O cheiro vai sumir e ele poderá ser usado mais uma vez.

6 Evitar que a panela escureça
Sempre que for cozinhar algo em banho-maria, coloque rodelas de limão na água. Isso impedirá o escurecimento da panela.

7 Evitar que frutas escureçam
Algumas frutas, como a maçã e a pera, tendem a escurecer depois de cortadas. Para evitar que isso aconteça, coloque-as em um recipiente com água e algumas gotas de limão ou até mesmo borrife o suco de limão diretamente nas frutas.
PASTA DE DENTE QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU
O creme dental pode ter outras funções que vão muito além da higiene dos dentes.

1 Reparar pequenos arranhões de CDs, DVDs e telas de celulares
Passe uma fina camada de creme dental na superfície. Deixe agir por 5 minutos e tire com um pano seco.
2 Tirar cheiro de alho e cebola das mãos
Basta usar uma colher de sopa de pasta de dente para espalhar na palma das mãos e entre os dedos. Esfregue bem e retire o produto em água corrente.

3 Limpar joias
Sabe aquele anel que você adora, mas perdeu o brilho? Ele vai ficar com cara de novo. Em um chumaço de algodão, passe um pouco de creme dental e esfregue na joia.

4 Remover giz de cera das paredes
Se você tem criança em casa, sabe bem que é muito fácil se deparar com uma parede cheia de desenhos. Se a arte do seu filho for feita com giz de cera, menos mal. A pasta de dente é capaz de limpar sem muito esforço. Aplique uma fina camada do produto e, depois, use o lado mais fino de uma esponja úmida para tirar o excesso. O giz de cera vai sair sem danificar a pintura.

5 Desembaçar portas de vidro e alguns tipos de lentes
Óculos de sol, de grau, capacetes. Com o tempo, as lentes ou a viseira podem ficar manchadas e embaçadas. A solução é espalhar um pouco de creme dental e limpar as lentes usando um pano macio. Depois, lave em água corrente.

6 Remover manchas na madeira
É inevitável. Com o tempo, tampos de madeira recebem manchas de copos e outros tipos. Para removê-las, você deve limpar a madeira com um pano umedecido e um pouco de pasta de dente branca. Depois, é só polir normalmente.
7 Tirar manchas do tapete
Com a ajuda de uma escova de lavar roupas e um pouco de pasta de dente, esfregue a mancha. Não precisa colocar muita força para não estragar o material. Limpe e veja se a sujeira saiu. Se for preciso, repita o procedimento.

8 Lustrar a superfície do ferro de passar
O depósito de substâncias minerais podem criar manchas na base do ferro de passar, por isso a pasta de dente pode ajudar. Aplique uma pequena quantidade de creme dental na base do ferro, esfregando cuidadosamente, e depois remova tudo com um pano limpo.

9 Limpar unhas
Você fez uma tarefa com um tipo de material difícil de sair e suas unhas ficaram manchadas? Por incrível que pareça, pasta de dente pode resolver. Basta escovar as unhas das mãos ou dos pés com creme dental.

PODERES DO CAFÉ QUE VOCÊ NEM IMAGINA

Limpar sujeiras difíceis, esconder riscos nos móveis e até ensinar o gato a fazer xixi no lugar certo! Em borra ou em grão, o café é seu aliado na casa e no jardim.


1. Eliminar o mau cheiro da geladeira
Frutas passadas e restos de comida ou leite podem deixar a geladeira com odor desagradável. Para acabar com isso, encha um copo com grãos de café frescos e deixe-o lá dentro. A borra também pode ser utilizada para este fim: basta deixá-la secar – até que vire pó novamente – e colocá-la em um copo ou recipiente aberto. Recomenda-se que tanto os grãos como a borra fiquem na porta da geladeira, local onde o ar circula melhor.

2. Eliminar o mau cheiro das mãos
Alho, cebola, coentro, peixe e carne são exemplos de ingredientes que, ao serem manuseados, deixam forte odor nas mãos. Para resolver isso, esfregue grãos de café com água morna. Em seguida, lave as mãos novamente com sabonete neutro.

3. Limpar sujeiras difíceis
O preparo do almoço deixou o fogão, a pia e muitas panelas sujas? A borra de café é uma superaliada na limpeza pesada. Em uma esponja umedecida com água e detergente, acrescente uma pequena quantidade da borra. Esfregue bem e, depois, enxague. As manchas e gorduras sairão com facilidade.

4. Auxiliar na limpeza da lareira
O frio está chegando, mas só de pensar na poeira que a lenha produz após o uso você já desiste de acender a lareira? Jogar grãos de café úmidos nas cinzas pode facilitar a limpeza do local. Isso acontece porque as partículas das cinzas vão se juntar aos grãos úmidos. Assim, na hora da limpeza, a poeira não se espalhará por toda a lareira. 

5. Esconder riscos e arranhões em móveis
Riscos e arranhões de móveis de madeira escura podem ser disfarçados com a aplicação de uma mistura de água quente e borra de café. Use um pincel fino ou um cotonete para a aplicação. Caso a madeira seja muito escura, recomenda-se a aplicação direta da borra de café.

6. Acabar com o mau cheiro dos ralos
Se você tem em casa um ralo ou dreno de pia que esteja com cheiro ruim, misture uma pequena quantidade de borra de café com água quente e despeje, ao menos uma vez na semana, o conteúdo nestes locais. Atente-se à quantidade da borra para que não haja o entupimento dos tubos.

7. Ajudar na fertilização das plantas
Apenas 100 gramas de borra de café, quando misturadas a um litro de água, viram um fertilizante suave e poderoso para plantas. Só não é aconselhável aplicar uma grande quantidade da borra diretamente no solo – sem estar diluída – já que o café pode sugar todo o nitrogênio da planta.

8. Atrair minhocas para o jardim
Espalhar grãos de café torrados pelo jardim é um bom jeito de atrair minhocas, fundamentais no arejamento da terra e na melhora da obsorção da água do solo.

9. Espantar pragas e formigas
O café pode ser um bom repelente de larvas e outros insetos prejudiciais ao jardim. Polvilhe uma pequena quantidade de borra seca somente nas folhagens e na base das plantas. Em relação às formigas que surgem no interior da casa, a recomendação é preencher com a borra de café úmida os cantinhos ou espaços por onde elas saem.

10.  Ensinar os gatos a usarem a caixa de areia
Se o seu felino ou o da casa vizinho ainda não aprendeu que o lugar certo para o xixi e o cocô é a caixa de areia, a dica é espalhar grãos de café torrado no local em que ele mais costuma fazer suas necessidades.

USOS PARA O GELO QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU

Refrescar bebidas é apenas uma das muitas funções que os cubos de gelo podem ter. Descubra a seguir e surpreenda-se!


11.   Deixar o arroz de ontem com gosto de novo
É muito simples. Coloque o arroz em uma travessa e acrescente duas pedras de gelo no centro. Leve ao micro-ondas. O gelo vai derreter e vai evitar que o alimento fique ressecado. Melhor ainda é fazer gelo com cubinhos de cenoura, ervilha e salsinha. Além de deixar o arroz fresquinho, você garante um sabor extra.

2. Tirar manchas dos móveis e roupas
Você deixou cair café no sofá? A taça de vinho derramou em cima da cadeira estofada da sala de jantar? O molho de tomate sujou a sua blusa? Alguns cubos de gelo podem resolver. O segredo é esfregá-los na mancha bem devagar e ir secando o excesso de umidade com uma toalha. A baixa temperatura desfaz o sinal escuro aos poucos, sem alterar a textura do tecido nem deixar marcas, o que pode acontecer se você passar um pano ou usar água quente.

    3. Retirar o excesso de gordura da sopa
Sabe aquele caldo vigoroso que você decidiu preparar para o jantar? Experimente acrescentar algumas pedras de gelo no final de preparação. Mexa bem para a gorduraaderir no gelo e retire as pedras antes que derretam.

4. Sai fora, chiclete
Só de pensar na goma de mascar grudada na roupa já dá vontade de chorar. Mas com apenas um cubo de gelo você resolve o problema. Esfregue-o pelo avesso do tecido e veja que o chiclete vai endurecendo (por causa da baixa temperatura) e se soltando aos poucos. Se preciso, use uma faca para completar a retirada - só tome cuidado para não danificar a roupa.

5. Refrescar o ambiente
Durante as noites quentes, tente colocar um saquinho com pedras de gelo em frente ao ventilador. Dessa forma, o ar gelado torna o ambiente mais fresco.

6.Sabe aquele chiclete que o amiguinho do seu filho resolveu colar no sofá? A receita é ter paciência. Vá à cozinha, pegue um gelo e deixe-o sobre o chiclete até que endureça. Então, com o auxílio de uma espátula, vá desgrudando-o do sofá com calma. Lembre-se: cuidado para não puxá-lo, o tecido pode rasgar.


Dicas retiradas do site abaixo, se houver algum problema por favor, encaminhe ao meu email que retiro, achei as dicas interessantes, então, resolvi passa-las a frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário